A Avaliação da Aprendizagem Escolar e a Prática Docente Inserida em um Contexto Político-Social da Atividade Educativa Escolar
Resumo. Este artigo intenciona avaliar a postura avaliativa dos professores, o entendimento, por parte do aluno, da prática avaliativa escolar e com isto efetivar uma análise do relacionamento entre avaliação e reprovação. Sendo a pesquisa um processo aberto, deseja-se aprofundamento com base nas discussões proporcionadas pela citação de autores de diversas correntes do pensamento científico correlacionar hipóteses que confirmem outras que discordem sobre o assunto avaliação. Com isso desejamos que as ideias revelem as nuances da avaliação dentro do olhar estudado, com as respectivas relações de poder inseridas no contexto escolar. Elaborar uma análise pautada no acompanhamento do processo de aprendizagem dos alunos, levantar pressupostos teóricos que orientarão o professor na ação de reorientação de seus alunos e analisar como se insere no processo de ensino e de aprendizagem a avaliação do trabalho do professor.